Pokémon Stadium
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Introdução ao Metagame

2 participantes

Ir para baixo

Introdução ao Metagame Empty Introdução ao Metagame

Mensagem por Ryoka Qui Jan 14, 2010 5:21 pm

Introdução

Certo, você acabou de desligar seu Nintendo DS, zerou seu jogo, capturou todos os bichinhos e agora procura por algo diferente e quer um desafio maior jogando contra outros treinadores de carne e osso? Ótimo, existem várias maneiras de fazer isso, através de torneios wi- fi, "ao vivo" ou ainda jogando online no seu computador através do Shoddybattle ou do Netbattle.

A maior diferença entre jogar online e pelo wi-fi é que jogando no DS todos pokemons usados serão os que foram treinados, capturados ou trocados por você enquanto no Shoddy ou no Netbattle é possível escolher os seis monstrinhos no level, com os IVs, EVs, nature, item e golpes que quiser, contanto que não seja uma combinação ilegal no jogo (é impossível, por exemplo, algo acima do level 100, mais de 510 EVs ou com um moveset impossível de ser obtido), isso sem contar que as batalhas acontecem mais rápido e é mais fácil achar jogadores. Por isso mesmo a melhor estratégia na hora de fazer um time é primeiro testá-lo e aprimorá-lo na internet e só depois treinar os pokemons para usar no DS em torneios Wi-Fi ou na vida real. Nos torneios online o Shoddy é usado exclusivamente para batalhas da quarta geração enquanto o NB só comporta batalha das três primeiras (foi adicionado agora um novo mode DPP no netbattle mas ainda há muitos bugs e o Shoddy é mais usado para batalhas da quarta geração, num futuro próximo isso pode mudar). Vale lembrar que o Shoddy ainda tem alguns poucos bugs que podem mudar o vencedor da batalha, apesar de isso ser bastante raro e de a tendência é que cada vez menos erros aconteçam uma vez que são corrigidos à medida que vão sendo descobertos. Mas existe um Glitch no jogo oficial também: um tipo de “chuva acida” é ativada sempre que durante o Sandstorm infinito ativado pela habilidade Sandstream do Tyranitar ou Hippowdon um Pokémon usando Pursuit derruba outro que seria trocado.

Existem vários torneios Wi-Fi ou Online e até “ao vivo” acontecendo, na própria PBP ocorrem vários desses campeonatos, caso queira se inscrever em algum os procure na Área de Campeonatos de nossos fórum.

As Regras Básicas

Aqui segue uma lista das regras padrões que você irá encontrar. Tais regras geralmente são usadas para garantir um equilíbrio no jogo e para fazer com que a sorte influencie o menos possível nas batalhas.

Uber Ban:

Os seguintes pokemons não poderão ser usados: Mewtwo, Mew, Ho-oh, Lugia, Kyogre, Groudon, Rayquaza, Latios, Latias, Deoxys (Todas as formas), Garchomp, Dialga, Palkia, Manaphy, Giratina, Darkrai, Arceus, Wobbuffet e Shaymin-s.

Algumas torneios usam a regra UU (ou UnderUsed), aumentando bastante o número de banimentos, nesse tipo de campeonato só valerá usar os pokemons menos usados. Há outros que liberam todos pokemons, inclusive os Ubers.
Vale lembrar que essa lista não é fixa e vária de torneio para torneio, mas lembre-se que todos os monstrinhos banidos sempre serão anunciados junto com as regras de cada competição.

Specie Clause

Significa que você não poderá usar dois bichinhos iguais no mesmo time (Deoxys, Shaymin, Giratina ou Rotom de formas diferentes são considerados o mesmo pokemon e por consequencia vão contra essa clause)

Sleep e Freeze Clause

Nao vale congelar ou colocar mais de um pokémon do adversário para dormir, essa clause ativa automaticamente e uma vez que um poke do oponente esteja durmindo ou congelado será impossível colocar outro na mesma situação (mesmo usando moves cujo efeito seja exatamente esse). No DS não existe Freeze Clause e mais de um pokemons poderão ser congelados ao mesmo tempo

Self-Ko Clause

Aquele que usou um golpe de autodestruição (Explosion, Selfdestruct, Perish Song, etc) para empatar o jogo com seu no ultimo pokemon será considerado perdedor. Recoil-Damage de moves como Double-Edge, da Ability do adversário ou de Life Orb não contam. Essa Clause ainda não foi implantada no Shoddy Battle

Item Clause

È difícil achar alguma competição com essa regra, mas ela proíbe a repetição de itens.

OHKO Clause

Golpes de OHKO (Fissure, Guilotine, Horn Drill, Sheer Cold) não podem ser usados ou não pode ser usados uma vez que já derrubaram algum pokemon do adversário (geralmente são banidos em torneios online e limitados embatalhas wi-fi e ao ao vivo)

Evasion Clause

É proibido usar moves que aumentam sua evasão como Double Team.

Shark Ban

Em torneios no DS é proibido usar Enhancing ou pokemons com EVs, IVs ou combinação de moves ilegal. Essa regra não se aplica em torneios feitos com o NB já que é impossível usar combinações ilegais de moves, IVs ou EVs.

Recomenda-se que caso esteja jogando online, sempre ative “timed battle clause” limitando o tempo para cada jogador fazer seus movimentos e evitando assim que alguém ganhe sem fazer nada, só esperando o outro jogador desistir.

Algumas Dicas na Hora de Fazer seu Time:

- Tente não usar dois golpes de dano direto do mesmo tipo no mesmo pokemon (Fire Blast e Flamethrower por exemplo). Isso porque esses moves são muito parecidos e tem o mesmo efeito praticamente desperdiçando assim um precioso slot, você só tem 4 e quer usar 2 com a mesma coisa? Essa regra não vale em alguns casos muito específicos. Às vezes vale à pena usar dois golpes de dano direto, um físico e outro especial se o poke tiver tanto o ataque como o especial ataque altos caso queira derrubar walls por exemplo.

- Jamais use Hyper Beam, Giga Impact ou qualquer outro move que exige recarga no turno seguinte. É tentador usar golpes com uma base power tão alta mas os contras não valem a pena, esse turno de recarga geralmente significa 2 turnos de graça para o seu adversário (um enquanto recarrega e outro para trocar de pokemon já que dificilmente você vai querer deixá-lo lá) e a certeza que seu pokemon será morto já que não terá como se defender enquanto recarrega. Muitas partidas são perdidas quando damos um turno para o oponente, imagina dois. A única exceção aqui é Hyper Beam Porygon Z em algumas situações muito específicas.

- Tente maximizar ao máximo o pontecial de seus monstrinhos. Blissey aprende uma gama quase infinita de ataques de dano direto como Fire Blast, Ice Beam, Thunder, Grass Knot, Seismic Toss, entre outros, mas será que vale mesmo apena usar tanto golpe ofensivo em um pokemon cujos stats de defesa especial e HP são bem mais altos que os outros? Não seria melhor usa-lo com moves como Toxic e Softboiled para derrubar os atacantes especiais do adversário?

- Seu objetivo é derrubar os pokemons do adversário antes que ele faça isso. O melhor jeito de fazê-lo nem sempre é usando apenas golpes de recuperação de energia e de dano direto, concentre-se também nos outros tipos de move e em monstrinhos mais defensivos que podem dar um bom suporte e ser a diferença entre a derrota ou a vitória.

- Tome cuidado ao usar Choice itens ou Outrage, que te prendem em um move único e dão turnos de graça para o adversário se usados incorretamente

- Sorte faz parte do jogo e às vezes você pode perder por causa dela, caso isso aconteça, não seja um mal perdedor e saia reclamando com deus e o mundo já que não é dos comportamentos mais louváveis. Eu garanto que na hora que o Toxic do oponente errou você não reclamou nadinha.

- Tente ser imprevisível para ter sempre vantagem na luta e pegar outros jogadores de surpresa. Quem vai esperar um Gengar com Hidden Power Fire e Babiri Berry e trocar seu Scizor jogando contra ele? Mas também cuidado para não ser muito específico, não vale a pena ter uma surpresa se ela só funciona contra um poke e mais nenhum. E mesmo que funcione pense bem se você precisa dela. Usar um Gengar desses num time que não tem problemas com Scizor é bastante idiota.

- Sempre que for Effortar, use EVs múltiplos de quatro, assim nenhum ponto em Stat é perdido. E lembre-se de sincronizar os EVs com sua estratégia...se estiver usando um atacante especial rápido, ponha bastante pontos em velocidade e SAtk, por exemplo

- Na hora de fazer um time, tente cobrir o máximo de ameaças possíveis e tente seguir uma linha de estratégia fixa, conduzindo o jogo para a vitória usando essa tática.

Bom Divertimento
Ryoka
Ryoka
Admin
Admin

cheia
Mensagens : 282
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 30
Localização : Soul Society

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução ao Metagame Empty Re: Introdução ao Metagame

Mensagem por Lelei_22 Dom Mar 14, 2010 9:38 am

muito bom kraa!!!

to entrando nesse mundo ainda XD Shocked
Lelei_22
Lelei_22
Membro
Membro

cheia
Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/03/2010
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos